Data Cempro Informática
http://www.gestaoempresarial-br.com.br
Página Inicial Gestão Contabilidade Fiscal Trabalhista Tecnologia MEI SPED Terceiro Setor
Gestão

Gestão financeira

Administrar uma empresa exige conhecimento, atitude, e acima de tudo controle, muito controle. Possuir conhecimento de mercado, sobre os produtos, dominar técnicas, ter atitude agressiva diante de mercados tão competitivos, lançar produtos e assumir desafios são importantíssimos, mas tudo isto de nada serve se a empresa não possuir controles de gestão, e menos ainda se o empresário não souber usar as informações destes controles, seja para manter a empresa na rota, dar novos rumos ou para realizar investimentos em equipamentos, por exemplo, mantendo a certeza de sustentabilidade.

Os gestores de pequenas empresas geralmente tem dificuldade na gestão de seus empreendimentos devido a falta de conhecimento das informações financeiras.

A "Gestão Financeira" compreende o registro e a análise de todas as movimentações da empresa, possibilitando não somente o controle, o domínio da situação financeira, mas principalmente a tomada de decisões.

Podemos usar os mais diversos meios para registrar as operações, softwares específicos ou até mesmo, anotações manuais. O importante é ter estas anotações montar o seu controle e segui-lo fielmente, não importa o tamanho da sua empresa, seja você autônomo, empresário individual ou sócio de empresa. Todos podem e devem usar o gerenciamento financeiro e saber analisar estas informações.

É necessário desenvolver controles das vendas, dos estoques, das despesas, manter um fluxo de caixa, administrar o capital de giro, DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), saber a margem de contribuição dos produtos, formação de preços, ponto de equilíbrio e etc.

Portanto, uma correta gestão financeira consiste em definir e saber de onde virão os recursos financeiros necessários a serem investidos no ciclo operacional da empresa, para financiar a atividade empresarial. Além de ser necessário avaliar, sempre, as decisões tomadas, seus efeitos e as suas causas afim de se planejar as decisões futuras.

Por meio de procedimentos técnicos adequados é possível avaliar a situação apresentada por uma empresa, efetuar o diagnóstico correto, e propor uma solução de acordo com a realidade da empresa para solucionar os seus problemas de gestão financeira.

Cabe ao gestor da empresa, aceitar ou não o plano de ação traçado (caso o plano não tenha sido elaborado por ele mesmo), e implantá-lo na empresa.

O gerenciamento financeiro eficaz requer um mínimo de controles e relatórios gerenciais implantados:

Não importa o tamanho do seu empreendimento, você pode dominar a situação financeira dele, definindo novos caminhos de sucesso para a sua gestão.

A maioria das micro e pequenas empresas, enfrenta sérias dificuldades e acaba cometendo o grave erro de misturar as finanças pessoais com as finanças da empresa.

Para evitar estes erros, o Gestão Empresarial-BR, fornece as informações necessárias para que os empreendedores desenvolvam os controles necessários e tenham domínio da situação financeira dos seus negócios.

Publicidade

Data Cempro Informática
Empregos.com.br
Tchê Servicos em Informatica
Publicidade
Data Cempro Informática
Empregos.com.br
 
Desenvolvido por Alexandre Ferrão e Gilson Joanelo