Data Cempro Informática
http://www.gestaoempresarial-br.com.br
Página Inicial Gestão Contabilidade Fiscal Trabalhista Tecnologia MEI SPED Terceiro Setor
»
Demonstrações contábeis

Demonstrações contábeis

As Demonstrações Contábeis são uma conseqüência da escrituração e, por isso, nela devem estar respaldadas.

Em outras palavras, não há demonstração se não existir escrituração.

Daí se depreende que qualquer demonstração elaborada sem que a empresa possua Contabilidade formal é demonstração falsa e prova de incapacidade técnica dos profissionais envolvidos, passíveis, portanto, de punição pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Balancete

O balancete de verificação é uma relação de todas as contas que houve movimentação ou que restaram saldo, extraídos dos registros contábeis em determinada data, geralmente no final de cada mês.

Um balancete deve conter no mínimo:

Para atestar a veracidade de um balancete este deve conter nome e assinatura do Contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

A diferença entre balancete e o balanço é que no balanço ocorre o fechamento das contas de resultado e no balancete não.

Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, em determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.

O Ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;

Representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Se uma empresa compra uma máquina, esta representa um bem de sua propriedade, portanto um ativo.

Por outro lado, se uma empresa paga determinada quantia, digamos, pela patente de uma invenção, ela passa a ter o direito sobre essa patente. Assim uma patente representa um direito; logo um ativo.

Exemplos de ativos: - dinheiro guardado em banco, duplicatas a receber provenientes de vendas a prazo, veículos, imóveis, terrenos, estoque de mercadorias e etc.

O Passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;

Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo que deve; as dívidas que ela contraiu.

Assim se uma empresa adquire um veículo para pagamento a prazo, a posse do mesmo representa um ativo. Mas por outro lado, a empresa passa a ter uma obrigação para com a pessoa ou empresa que vendeu o veículo.

Assim, ela passa a ter uma obrigação, que representa um passivo exigível.

Exemplos de passivos: duplicatas a pagar,salários a pagar, aluguéis a pagar, encargos sociais a pagar, juros a pagar, impostos a pagar e etc.

O Patrimônio Líquido compreende os recursos que os sócios têm na empresa em determinado momento. É resultado da diferença maior do ativo sobre o passivo e representado pelo:

Demostração do resultado do exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado é a demonstração contábil destinada a evidenciar a composição do resultado líquido em um determinado período, através do confronto das receitas, custos e despesas. Nesta demonstração é evidenciada uma das informações mais importantes aos administradores das empresas, o resultado líquido do período, Lucro ou Prejuízo.

A Demonstração do Resultado compreenderá:

A compensação de receitas, custos e despesas é vedada.

A Demonstração do Resultado evidenciará, no mínimo, e de forma ordenada:

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

De acordo com a legislação brasileira(Lei nº 6.404, de 15 - 12 - 1976, Lei da Sociedade por Ações), as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício:

O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do Capital Social.

  Setembro 2006
Item Descrição Valor (R$) %
1 Vendas 19.350,00 100%
2 Custo das mercadorias 10.710,00 55,4%
3 Lucro bruto(1-2) 8.640,00 44,6%
4 Despesas variáveis 1.500,00 7,7%
5 Margem de contribuição 5.850,00 30,2%
6 Despesas fixas 4.620,00 23,8%%
7 Despesas financeiras 350,00 1,80%
9 Resultado líquido 880,00 4,54%

Importante:

Publicidade

Data Cempro Informática
Empregos.com.br
Tchê Servicos em Informatica
Publicidade
Data Cempro Informática
Empregos.com.br
 
Desenvolvido por Alexandre Ferrão e Gilson Joanelo