Data Cempro Informática
http://www.gestaoempresarial-br.com.br
Página Inicial Gestão Contabilidade Fiscal Trabalhista Tecnologia MEI SPED Terceiro Setor
»
Capital de giro

Capital de Giro

Administrando Capital de Giro

O Capital de Giro de uma empresa é o valor financeiro do seu ciclo operacional, que abrange as operações: de compra, de produção, de estoque, de vendas, de contas a pagar e de contas a receber, isso tudo específico ao seu segmento. Para maiores esclarecimentos sobre os ciclos de uma empresa consulte: "Os Ciclos de uma Empresa".

utilizada conforme as necessidades da empresa ao longo de suas atividades. Esses recursos podem estar alocados no caixa da empresa, na sua conta corrente, no contas a receber ou no seu estoque.

É do caixa e das contas correntes bancárias da empresa que provem a maior parte dos recursos disponíveis para o Capital de Giro.

As contas a receber resultam das vendas realizadas a prazo, isto é, o cliente leva o seu produto e/ou serviço e quita o mesmo em um prazo futuro.

O estoque é formado e mantido em função da demanda de oferta e procura do mercado consumidor, portanto, estará sempre sofrendo mudança, seja em tipos de itens ou em quantidades. Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter.

Em geral, as empresas quebram por terem problemas relacionados com o seu poder de pagamento, a sua liquidez. Quando ocorrem atrasos, a empresa acaba pagando juros aos seus fornecedores, perdendo assim a credibilidade junto aos mesmos. O que leva muitas vezes a empresa a uma redução de custos que acaba afetando os seus investimentos e a qualidade dos produtos ou serviços, tendo como reflexo a perda de clientes, diminuição do volume de vendas e gerando um abalo ainda maior da situação financeira.

Pelos motivos acima, é fundamental manter os estoques em níveis adequados, negociar reposição no menor tempo possível, evitando assim imobilização de recursos financeiros, de uma forma simples, não deixar o capital de giro parado.

A decisão de comprar e vender tem que ser tomada com critério. É necessário conhecer a situação financeira para que seja feita uma análise e uma avaliação se a empresa dispõe de recursos financeiros para cumprir com os compromissos assumidos. Sendo a decisão de aumentar o volume de compras, a empresa deverá dispor de uma quantidade maior de recursos financeiros. Se a estratégia é dar maiores prazos de pagamentos aos clientes nas vendas a prazo, também a empresa precisará dispor de mais recursos financeiros para cobrir o descasamento entre recebimentos e pagamentos. Não havendo disponibilidade de recursos a empresa acabará recorrendo a terceiros, como bancos, ou outras fontes, o que acarretará a necessidade de pagamentos de juros, diminuindo as margens de lucro do negócio.

É necessário avaliar, sempre, as decisões tomadas, seus efeitos e as suas causas afim de se planejar as decisões futuras.

Portanto, saber administrar o capital de giro de uma empresa consiste em definir e saber de onde virão os recursos financeiros necessários a serem investidos no ciclo operacional da empresa, para financiar a atividade empresarial. Além de ser necessário avaliar, sempre, as decisões tomadas, seus efeitos e as suas causas afim de se planejar as decisões futuras.

Publicidade

Data Cempro Informática
Empregos.com.br
Tchê Servicos em Informatica
Nossos parceiros
Data Cempro Informática
Empregos.com.br
 
Desenvolvido por Alexandre Ferrão e Gilson Joanelo