http://www.gestaoempresarial-br.com.br
Página Inicial Gestão Contabilidade Fiscal Trabalhista Tecnologia MEI SPED Terceiro Setor
»
Admissão funcionários

Admissão de funcionários

Abaixo segue a relação de documentos necessários para admissão de um funcionário.

Documentos obrigatórios

Na ocasião da admissão são exigidos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social; Atestado Médico Admissional, Foto 3x4, Comprovante de Residência, Cartão do PIS (para os já cadastrados), Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, cartão de vacinação dos menores de 7 anos, atestado de matrícula e freqüência escolar semestral dos maiores de 7 anos para fins de salário família, certidão de nascimento, certidão de casamento, certificado de reservista, título eleitoral e carteira de identidade.

Contrato de experiência

O seu objetivo é dar ao empregado um período para adaptação junto à empresa e a função a ser exercida. Já para o empregador é útil para identificar a aptidão do funcionário ao cargo em questão além de avaliar questões comportamentais. O Contrato é estipulado em um prazo de 30 dias com prorrogação posterior para mais 60 dias - tendo um prazo máximo de 90 dias. É permitida somente uma prorrogação, sendo a sua assinatura em data dentro do contrato inicial.

Carteira de trabalho

Existindo um contrato de trabalho estabelecido é obrigatória, a anotação da carteira de trabalho a partir do primeiro dia do contrato de experiência. Tanto o contrato quanto o registro da CTPS devem ocorrer antes do inicio das atividades do colaborador.

Exame médico admissional

É importante tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Serve para avaliar a capacidade do trabalhador em desempenhar o trabalho para o qual está sendo contratado, sendo importante também para avaliar, se o mesmo não possui alguma condição que possa ser agravada pelo trabalho. O exame admissional deve ser realizado, antes de o trabalhador iniciar as suas atividades na empresa.

Ficha de registro de empregados

Pode-se utilizar livro, ficha ou meio informatizado com a finalidade de identificar o empregado, constando foto, a data de admissão, função, salário, forma de pagamento, etc.

Publicidade

Publicidade
 
Desenvolvido por Alexandre Ferrão e Gilson Joanelo